O cartório

Responsabilidade Social

O 15º Ofício de Notas é uma empresa comprometida com o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país, atuando de forma ética nas suas relações com seus diferentes públicos.

Para atender a este compromisso, a empresa segue os seguintes princípios:

– Condução dos negócios com responsabilidade social, vinculados ao conceito de desenvolvimento sustentável e melhoria contínua no âmbito da empresa;

– Valorização dos funcionários, oferecendo boas condições e bom ambiente de trabalho, desenvolvimento profissional, estímulo à qualidade de vida e a promoção da saúde;

– Respeito aos direitos humanos, pautando suas ações em princípios de cidadania, inclusão social e não discriminação;

– Respeito à legislação brasileira e órgãos regulatórios;

– Apoio à erradicação do trabalho infantil, escravo e degradante.

– Respeito à diversidade de raça, gênero e cultura no ambiente de trabalho;

– Identificação dos riscos de corrupção e implementação de políticas de combate efetivas, incentivando as denúncias a qualquer violação ou irregularidade e assegurando que a liderança dê o exemplo anticorrupção.


Campanha Doação de Alimentos (maio – julho)

Nessa ação contamos com a colaboração de clientes para a arrecadação de alimentos não-perecíveis, que são doados a pessoas em situação de vulnerabilidade. As doações podem ser feitas no atendimento delivery, onde o cliente é atendido em casa, ou no hall de entrada da unidade Centro, das 9h às 15h. Disponibilizamos uma mesa na entrada da unidade, que fica na Rua do Ouvidor, 89, de onde os itens podem ser retirados por quem precisa.


Campanha do Agasalho (junho – agosto)

Entendemos que o entorno do nosso cartório abriga muitas pessoas em situação de rua, que são as mais afetadas na época do inverno. Por isso, lançamos também a Campanha do Agasalho. Clientes, parceiros e colaboradores podem doar casacos e cobertores em bom estado nas nossas unidades Centro e Barra, e nos atendimentos delivery e drive-thru.


Campanha “Uma mão lava a outra” (março)

A pandemia de Covid-19 ressaltou a precariedade do saneamento em muitas comunidades do Rio de Janeiro e do Brasil. Conscientes do nosso papel social, arrecadamos sabonetes com a campanha “uma mão lava a outra”, uma forma de prestar auxílio às famílias em vulnerabilidade social e conscientizá-los sobre a importância da higienização. As comunidades da Rocinha, Jacarezinho, São Carlos e Santa Marta receberam aproximadamente 1.500 sabonetes cada.


Projeto Acessibilidade

Nosso programa de acessibilidade visa conferir condições de utilização de nossas instalações e serviços às pessoas com deficiência visual ou física, ou com dificuldade de locomoção. O objetivo é proporcionar-lhes a maior independência possível em nossas instalações e garantir-lhes a inserção social da forma mais ampla possível, inclusive combatendo toda e qualquer forma de preconceito e discriminação.

Além da reforma de nossas instalações, que contam com rampa de acesso e elevador aos pisos superiores, banheiro acessível, piso tátil direcional, mapa tátil em pedestal com rota acessível em braile para todos os andares, tabela de preços em braile, balcão rebaixado e área adesivada no piso para espera de cadeirantes, anel tátil para corrimão das escadas, placas em braile para elevador e escadas com indicação do andar, nossa equipe foi submetida a treinamento especial para atendimento das pessoas com deficiências.


Programa Pet do Bem

Cada colaborador do Cartório 15 que adota um pet, ganha dois dias de folga para ambientar seu novo membro da família e um Kit Pet 15 de boas-vindas, além de um sentimento de gratidão, amor e felicidade indescritíveis.

A Parceria do 15 é com a ONG Pata Real, de Vargem Grande, que oferece cães e gatos, filhotes e adultos, para adoção.

ONG Pata Real – https://facebook.com/ongpatareal

O seu novo amigo já vem castrado, vacinado e vermifugado, com uma primeira consulta no veterinário parceiro grátis!


Incentivos Ambientais

Em fevereiro de 2016, o 15º Ofício de Notas conquistou o selo de responsabilidade socioambiental concedido pelo CNB/CF – Colégio Notarial do Brasil/Conselho Federal e que tem por objetivos:

(I) Incentivar a inserção socioambiental dos serviços notariais e de registro na suas respectivas comunidades;

(II) Aumentar a percepção das comunidades sobre o engajamento da atividade nas questões de responsabilidade socioambiental;

(III) Disseminar as boas práticas de gestão de recursos, gestão de resíduos, educação ambiental e políticas sociais;

(IV) Dar visibilidade a entidade “cartório” como inovadora frente aos problemas sociais e ambientais.