Troca de lixo eletrônico por produtos é instalado no Shopping Downtown – Jornal da Barra

Quem tiver cabos, baterias e aparelhos eletrônicos estragados ou fora de uso em casa agora podem descartar esses materiais no 15º Ofício de Notas, de segunda a sábado, no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca.

Os frequentadores do local podem aproveitar a oportunidade para se desfazer de diversos itens que compõem o chamado lixo eletrônico, que incluem ainda telefone, notebook, tablets, impressoras, celulares, cabos e fios, mouse, controle remoto, fones, teclado, entre outros.

Os materiais são recolhidos no cartório pela Reciclotron, startup de impacto socioambiental para difusão da cultura da sustentabilidade que estabelece um ecossistema para o consumo consciente, a reciclagem de resíduos eletrônicos e a inclusão digital.

Todo material descartado é reutilizado em cursos de robótica e salas de informática. O projeto (www.reciclotron.com.br) inclui também um aplicativo. Através dele o interessado cadastra o material reciclável e acumula “reciclopontos” para trocar no comércio local, incluindo shoppings, lojas e até cervejaria. 

Coleta de recicláveis 

Os visitantes e lojistas aderiram muito bem à iniciativa. “O coletor está sendo muito útil. Nossos colaboradores, clientes e visitantes não sabiam onde descartar seus equipamentos eletrônicos e agora dão um destino apropriado para eles”, relata Fernanda Leitão, tabeliã do 15º Ofício de Notas. 

A estudante Julia Sereno, 29, deixou fios e um celular que não utilizava há três anos no coletor. “É fundamental a nossa preocupação com o futuro, dando a destinação correta para esses materiais”, comentou. 

O descarte inadequado é um fator de risco para a saúde e de contaminação do meio ambiente, pois substâncias perigosas infiltram-se nas águas e solos. Só no Brasil, anualmente, toneladas desses resíduos são gerados, sendo que menos de 1% é reciclado, desperdiçando valiosos insumos.

Confira a matéria no site: https://www.jornaldabarra.com.br/regional/7675-troca-de-lixo-eletronico-por-produtos-e-instalado-no-shopping-downtown

Postagens recentes:

Siga-nos:

Assine a nossa newsletter

Clique no botão editar para alterar este texto.