Segurado deve fazer prova de vida no INSS até 28 de fevereiro

Segurado deve fazer prova de vida no INSS até 28 de fevereiro

insslogo

Todos os 34 milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam realizar o procedimento de comprovação de vida.

Até novembro, 6,5 milhões de beneficiários ainda não haviam comparecido aos bancos pagadores de seus benefícios para fazer o recadastramento.

Por isso, o prazo, que terminaria em 31 de dezembro, foi prorrogado até 28 de fevereiro de 2018. Quem não passsar por essa atualização cadastral no tempo previsto poderá ter seu pagamento interrompido.

Não é necessário ir a uma agência da Previdência Social, pois o procedimento é feito diretamente no banco onde o beneficiário recebe o pagamento. É preciso apenas apresentar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, entre outros.

Segundo o INSS, alguns bancos que têm sistemas de biometria já utilizam essa tecnologia para realizar a comprovação de vida nos terminais de autoatendimento. O procedimento é obrigatório para todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta-corrente, poupança ou apenas cartão magnético.

Quem não puder ir à agência bancária por motivo de doença ou dificuldade de locomoção pode fazer o recadastramento por meio de um procurador legal devidamente cadastrado no INSS, que também deve levar seus documentos de identificação à instituição financeira. A procuração apresentada tem que ser reconhecida em cartório para ter validade.

Fonte : Jornal Extra

Postagens recentes:

Siga-nos:

Assine a nossa newsletter

Clique no botão editar para alterar este texto.