Conta de luz 87% mais cara no horário de pico

Conta de luz 87% mais cara no horário de pico

contadeluzmaiscara

A conta de energia elétrica dos clientes da Light ficará 87% mais cara no horário de pico (das 17h30 às 20h30), caso o consumidor decida aderir ao novo modelo de cobrança, chamado de tarifa branca. Já no horário intermediário, o aumento será de 24%.

Em contrapartida, nos períodos de menor consumo, a fatura ficará 12,5% mais em conta, a partir de 2018.

O consumidor poderá optar por esse modelo ou continuar pagando a conta pelas regras atuais. Na nova forma de cobrança, os preços vão variar ao longo do dia. O horário de pico — ou de ponta — são as três horas de maior consumo de energia de cada distribuidora. O horário intermediário refere-se ao período de uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta. Os horários fora de ponta são os demais. Esses variam para cada distribuidora.

A partir do ano que vem, a todo novo consumidor de energia já será oferecida a opção da tarifa branca. Ou seja, quem fizer a primeira ligação de eletricidade poderá ter acesso à nova modalidade de cobrança.

A opção de aderir à tarifa branca também será oferecida aos poucos para os consumidores já conectados à rede, de acordo com a média de consumo mensal. Os primeiros a receber a permissão para migrar serão aqueles que costumam consumir muita energia.

Quem tem uma média anual de consumo mensal acima de 500 quilowatts-hora (kWh) poderá migrar para o novo modelo no início de 2018. Para os consumidores acima de 250kWh, o prazo será a partir de 2019. Para quem gasta menos, 2020.

Fonte : Jornal Extra

Postagens recentes:

Siga-nos:

Assine a nossa newsletter

Clique no botão editar para alterar este texto.