Cliente pode informar gastos de água, luz e gás após as férias

Cliente pode informar gastos de água, luz e gás após as férias

contaagua

Para quem vai pegar a estrada e viajar neste fim de ano, o EXTRA explica como se livrar de uma possível dor de cabeça que afeta os donos de imóveis.

Aquele tempinho fora de casa pode atrapalhar a apuração de consumo para a emissão das contas de luz, água e gás por parte das concessionárias. Caso as medições não sejam feitas em função da ausência dos moradores — e pela impossibilidade de acesso aos leitores e registros —, as faturas serão calculadas por uma média de consumo da residência.

Mas se a moradia ficou fechada o mês inteiro, o próprio morador pode informar os dados às empresas, a fim de pagar os valores mínimos.

Já prevendo uma possível dor de cabeça para alguns clientes, a Light (energia elétrica), a CEG (gás) e a Cedae (água) dão opções para que os titulares das contas possam questionar os valores, caso as cobranças sejam feitas pela média.

O consumidor tem o direito de questionar a cobrança. O próprio responsável pelo imóvel pode fazer o cálculo. Basta pegar as indicações passadas pelas empresas para encontrar, nos leitores de consumo, a variação do que foi utilizado enquanto esteve fora de casa. Os dados obtidos devem ser repassados às companhias pelos canais de atendimento.
“Esta situação não se refere somente a casos de férias, mas, sim, a todas as situações em que o leiturista não consegue acesso ao medidor de energia”, ressaltou a Light, reforçando a necessidade de organização por parte dos proprietários dos imóveis.

As três empresas lembraram, também, que é obrigação dos consumidores garantir a manutenção dos leitores de consumo, assim como o acesso para que o cálculo seja feito pelos funcionários das companhias.

As concessionárias acrescentaram que a cobrança pela média dos últimos meses é assegurada por regras normativas que regem os serviços. A Light e a Cedae, por exemplo, aplicam a média dos 12 últimas registros de consumo. A CEG, por sua vez, utiliza a média das seis últimas contas emitidas.

Fonte : Jornal Extra

Postagens recentes:

Siga-nos:

Assine a nossa newsletter

Clique no botão editar para alterar este texto.