Casal em situação de rua realiza sonho de fazer união estável – Tupi Fm

A união estável da Airlaine Gabriel Pereira, 41, e do Lúcio Mauro Oliveira dos Santos, 32, foi um dos atos que marcaram o primeiro Mutirão do PopRuaJud, organizado pelo Tribunal de Justiça Federal da 2ª Região na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio, nesta quinta-feira (4).

Juntos desde 2013, os dois se conheceram durante uma ação social que distribuía alimentos em Madureira, na Zona Norte do Rio. Na época, Airlaine criava os sete filhos de um relacionamento anterior sozinha na rua.

“Já passamos por muita coisa ruim na rua, a vida não é fácil, mas sempre estamos juntos”, comentou Airlaine, que sempre quis ter o relacionamento “no papel passado”.

Entre tantas dificuldades, formaram uma família. Com ajuda das doações, atualmente, o casal vive com os sete filhos de Airlaine e dois adotados (de outra moradora de rua) num cômodo do prédio número 53 da Avenida Venezuela, a cerca de cinco minutos da Praça Mauá, na Região Portuária. Totalmente deteriorado há décadas, o edifício-fantasma pertence ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

O passo para o sonho de Airlaine ser realizado foi identificado durante a triagem de atendimento. Tímidos na hora do “sim”, eles demonstram que o amor entre eles pode superar dificuldades. “Ela é minha esposa. Estamos bem e vou casar com ela”, diz com sorriso tímido, recebendo aplausos de outros moradores.

“A união estável é o instituto jurídico que estabelece legalmente a convivência entre duas pessoas. Mas para uma parte da população, isso pode ser algo inacessível e estamos aqui hoje para dar assistência no que for preciso e, principalmente, realizar sonhos”, disse a escrevente Gabriela Alamar do 15º Ofício de Notas.

Além da Airlaine e Lúcio, mais quatro casais que vivem em situação de vulnerabilidade social declararam a união estável com o cartório. O documento garante a segurança jurídica da relação conjugal e serve como prova para incluir o companheiro(a) em certos benefícios como, órgãos previdenciários ou outros similares em que se faça necessária a comprovação.

PopRuaJud

Durante três dias de evento, o PopRuaJud atendeu centenas de moradores em situação de rua e ofereceu serviços de atenção básica como corte de cabelo, banho, assistência à saúde e odontológica. Além de emissão de documentos e de atendimento jurídico para pessoas em situação de rua.

O evento teve o apoio do 15º Ofício de Notas da capital, do Governo do Estado, das Justiças Federal, Estadual, Eleitoral e do Trabalho e da Defensoria Pública, e de organizações da sociedade civil, como as Drogarias Venâncio, a Light, a Oi e a Pimo Empreendimentos Imobiliários.

Postagens recentes:

Siga-nos:

Assine a nossa newsletter

Clique no botão editar para alterar este texto.