Notícias

Rio Ônibus vai entrar na Justiça para tentar barrar circulação de vans com licença provisória na Zona Oeste

Rio Ônibus vai entrar na Justiça para tentar barrar circulação de vans com licença provisória na Zona Oeste

vanszonaoeste

O Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro – Rio Ônibus – vai entrar na Justiça contra a decisão da Secretaria municipal de Transportes do Rio que volta a permitir a circulação de veículos de transporte alternativo com licença provisória na Zona Oeste.

Segundo o Rio Ônibus, a medida pode ser considerada um retrocesso para o desenvolvimento da mobilidade urbana no Rio.

“Ao incentivar vans e Kombis, a prefeitura sinaliza um esforço para um transporte que não obedece todos os requisitos legais e enfraquece o setor de transporte municipal por ônibus, que há cinco meses aguarda o cumprimento do contrato de concessão para o reajuste da tarifa”, defende o sindicato.

Na última semana, a Justiça reconheceu o direito dos consórcios e determinou a atualização do valor da tarifa.

Para o Rio Ônibus, a circulação de Kombis e vans sem licença definitiva gera uma concorrência desleal e afeta as empresas de ônibus que atuam na Zona Oeste, reduzindo o número de passageiros transportados, pois muitas vezes os veículos de transporte alternativo realizam o mesmo trajeto das linhas convencionais e do BRT.

O sindicato acrescenta que, nos últimos dois anos, a crise econômica levou sete empresas a encerrarem suas atividades no Rio, causando a demissão de 2.400 rodoviários. Entre as que fecharam, cinco atuavam na Zona Oeste : Andorinha, Rio Rotas, City Rio, Algarve e Bangu.

Fonte : Jornal Extra

 

< Voltar