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Procon orienta clientes como quitar débitos durante a greve dos bancários

Procon orienta clientes como quitar débitos durante a greve dos bancários

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Com a deflagração da greve nos bancários em várias cidades do Brasil na manhã da última terça-feira (6), o Procon-PE resolveu orientar os consumidores que precisam quitar seus débitos durante a paralisação.

A gerente jurídica do órgão, Danyele Sena, ressalta que a mobilização é legal, porém não pode acarretar nenhum prejuízo para a população.

Ela explica que o primeiro passo é procurar meios alternativos para pagar a conta com vencimento.

Caso não haja outra forma, o consumidor não precisa esperar o fim da greve para procurar o Procon. “Ele deve nos buscar o quanto antes porque se tiver algum tipo de problema nós já tomamos as providências e acionamos o banco se preciso”, completa.

Os caixas eletrônicos podem ser utilizados em caso de saques, depósitos, emissão de folhas de cheques, transferências e saques de benefícios sociais.

Agendamento e pagamento de contas só podem ser feitas nos caixas eletrônicos

“O consumidor ter que olhar se há algum banco ou instituição conveniada como a Caixa Econômica que aceitem aquele boleto. Se realmente não tiver, ele não pode sofrer nenhum tipo de prejuízo por isso. O serviço bancário é essencial”, diz ao pontuar que mesmo em greve, os bancos precisam disponibilizar envelopes e abastecimento de caixas eletrônicos para os procedimentos que podem ser feitos nesses meios.

“Se ele [cliente] se sentir lesado ele pode ir direto ao Procon. Nós vamos analisar caso a caso, mas é importante ele saber que não se pode cobrar juros por algo que ele não teve culpa. Por isso ele tem que comprovar que ele não conseguiu realizar aquela operação por causa da greve, que não houve outros meios”.

O órgão ainda recomenda que o consumidor pergunte às empresas as opções de pagamento como : internet, casas lotéricas e código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos.

As alternativas atuais  para os clientes são os correspondentes bancários, como casas lotéricas, postos dos Correios e supermercados, onde é possível pagar contas e faturas de concessionárias de serviços públicos, sacar dinheiro e benefícios, e fazer depósitos, entre outros serviços, como orienta a Federação Brasileiro de Bancos (Febraban).

Fonte : Globo.com

 

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