PM e Guarda Municipal vão combater fraude em vagas no Rio Rotativo

PM e Guarda Municipal vão combater fraude em vagas no Rio Rotativo

riorotativoplaca

A máfia que engana e rouba motoristas passará a ser combatida por policiais armados. A atribuição de fiscalizar as 37 mil vagas em espaços públicos da cidade deixará de ser da CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) e ficará a cargo da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). O prefeito Marcelo Crivella publicará decreto no Diário Oficial nos próximos dias determinando as mudanças.

O modelo será mantido até meados do ano que vem, quando será feita licitação para escolher a empresa que assumirá a responsabilidade pelas vagas. O edital deve ser divulgado até janeiro.

As medidas temporárias têm objetivo de combater as fraudes encontradas no sistema Rio Rotativo, já que a fiscalização da CET-Rio se mostrou ineficiente.

Marcelo Crivella se reuniu com o vice-prefeito e Secretário de Transportes, Fernando Mac Dowell, e com o secretário de Ordem Pública, Paulo Cesar Amendola. Elaborou um grupo de trabalho que, ao longo desta semana, definirá os detalhes da operação.

A hora-extra dos policiais militares será paga com verba da prefeitura, por meio do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança), que permite o uso de PMs em horário de folga, de modo que complementem a renda. Ainda será definido o efetivo de policiais militares, de guardas municipais e de fiscais da Seop para a tarefa. “Para combater esse esquema criminoso, os agentes da prefeitura ficariam expostos se não houvesse esse apoio da polícia, daí a necessidade do trabalho integrado”, disse fonte da prefeitura.

A Guarda Municipal cederá profissionais do departamento de trânsito. Já a Seop, entrará com a cessão de quadros e equipamentos da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (CFER) grupo especializado, nos moldes do implementado pela secretaria para o combate a transporte irregular de passageiros.

A confecção de placas e talonário continuará a cargo da Secretaria de Transportes.

No último domingo, agentes da Guarda Municipal identificaram mais de 20 placas do Rio Rotativo com indícios de falsificação em Ipanema, Leblon, Gávea e Lagoa. As placas estavam afixadas na Praça Santos Dumont, na Gávea, na Rua Henrique Dumont, em Ipanema, na Rua Dias Ferreira, no Leblon, e na Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa. Palavras escritas com grafia em língua estrangeira, adesivos colados sobre as placas e horários diferentes dos usais foram algumas características que chamaram atenção da equipe.

Após os flagrantes, os guardas registraram ocorrência na 15 ª DP (Gávea) e também farão registro na 14ª DP (Leblon), para que a perícia confirme a adulteração. Com isso, as placas serão substituídas. O flagrante também será informado à CET-Rio.

Após quatro meses de investigações, a Polícia Civil revelou esquema de fraude no Rio Rotativo. Com isso, a Guarda Municipal informou que redobrou a atenção.

A quadrilha desvendada pela Polícia Civil aumentava a cobrança com adulteração de placas e falsificava bilhetes para não pagar a parte da prefeitura. O esquema faturava R$ 200 mil por semana.

Fonte : O Dia

Postagens recentes:

Siga-nos:

Assine a nossa newsletter

Clique no botão editar para alterar este texto.