Ministra Cármem Lúcia apresenta resultados do custo e da eficiência da Justiça

Ministra Cármem Lúcia apresenta resultados do custo e da eficiência da Justiça

stfestatua

Nesta segunda-feira, a presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Cármem Lúcia, divulgou o relatório “Justiça em números”, que revela a situação do Judiciário brasileiro.

Os dados mostram que em 2016 foram quase 110 milhões de processos em tramitação. De cada cem deles, apenas 27 foram julgados. A grande maioria ficou sem resposta.

Eficiência baixa, custo alto. Em 2016, a despesa média por juiz no Brasil foi de R$ 47.700 por mês – incluindo salário, auxílio-moradia, refeição e outros benefícios.

A ministra Cármem Lúcia reconhece os problemas.
“Também nós, juízes, não estamos satisfeitos com o desempenho do Poder Judiciário. A gente queria estar julgando a cada semana os processos que entram naquela semana”, disse.

A ministra defende a transparência para que a população possa cobrar eficiência :

“No dia em que se desacreditar da Justiça, se descredita não apenas no próprio estado, descredita muitas vezes da convivência com o outro”.

O ministro Luiz Fux ponderou que o congestionamento da Justiça não pode ser usado para enfraquecer o Judiciário.
“Muito atentos para movimentos recentes que procuram minimizar, enfraquecer, a figura do juiz, a instituição do Poder Judiciário. Há várias estratégias para se chegar a esse ponto. De sorte que a primeira reação é através de atos de grandeza”.

Fonte : Jornal Nacional – Rede Globo de Televisão

Postagens recentes:

Siga-nos:

Assine a nossa newsletter

Clique no botão editar para alterar este texto.