INSS libera consulta a extrato do 13º salário de aposentados

INSS libera consulta a extrato do 13º salário de aposentados

insslogo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) libera hoje a consulta ao extrato das aposentadorias e pensões de agosto.

No documento, também será possível conferir o valor da primeira parcela do 13º salário.

Conforme informou o governo federal, os valores começam a ser depositados para os segurados a partir do dia 25 deste mês, e o calendário segue até o dia 8 de setembro, de acordo com o número do final do benefício, o Número de identificação Social (NIS).

De acordo com a Previdência Social, os segurados já devem conseguir consultar o extrato a partir de hoje, porém, o banco de dados estará totalmente disponível para todos os 29,4 milhões de beneficiários até o dia 25, quando começam os pagamentos.

Quem quiser conferir os valores deve fazer a consulta pela internet, pelo portal Meu INSS, no endereço meu.inss.gov.br.

Para ter acesso ao serviço, o aposentado ou pensionista precisa cadastrar uma senha para acessar o novo sistema de serviços do INSS. Há relatos de segurados que têm tido dificuldade para conseguir o acesso. A dica é esperar alguns minutos e tentar novamente.

O adiantamento da primeira parcela do 13º salário foi confirmado pelo governo em decreto publicado no final de julho, no Diário Oficial da União. A antecipação é feita desde 2006 aos aposentados e pensionistas. Vale lembrar que a primeira parcela não tem desconto do Imposto de Renda (IR). Os valores só serão descontados na segunda, que é depositada em novembro e dezembro pelo INSS.

Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro.

Fonte : Jornal Extra

Postagens recentes:

Siga-nos:

Assine a nossa newsletter

Clique no botão editar para alterar este texto.