‘INSS Digital’ promete reduzir tempo de espera por benefícios

‘INSS Digital’ promete reduzir tempo de espera por benefícios

inssfila

Segurados do INSS no Rio terão uma novidade nos serviços digitais implementados pelo órgão. Braço do projeto chamado ‘INSS Digital’, empresas poderão, a partir de um acordo de cooperação técnica com o instituto, facilitar a vida do trabalhador na hora de solicitar benefícios como aposentadoria, pensão por morte e auxílio-maternidade.

— Com o acordo, trabalhadores que solicitarem esses serviços não precisão ir a uma agência entregar os documentos. Toda a documentação será entregue para a própria empresa, que encaminhará ao INSS digitalizado. Isso vai desburocratizar o primeiro atendimento e agilizar o acesso aos benefícios — explica Luciana Melo, chefe da divisão de benefícios do INSS no Rio de Janeiro.

Na primeira etapa do programa, trabalhadores de companhias de diversos setores poderão solicitar serviços sem precisar fazer agendamento em alguma agência da Previdência Social.

Segundo dados do INSS, o tempo médio de espera para o primeiro atendimento em uma das agências, no Rio, chega a quatro meses.
— Com o projeto não será necessário esperar um tempo tão longo para entregar a documentação em uma agência. E, com a desburocratização, que deixará toda a documentação na nuvem, diminuiremos o tempo total de espera para liberar o benefício — diz Luciana Melo.

Conforme informou a gerente do INSS ao EXTRA, os acordos de cooperação técnica podem ser ampliados no Rio de Janeiro ao longo deste ano e em 2018.

A ideia é que entidades representativas, como sindicatos, também possam receber a documentação de trabalhadores para o requerimento de benefícios.

Fonte : Jornal Extra

 

Postagens recentes:

Siga-nos:

Assine a nossa newsletter

Clique no botão editar para alterar este texto.