Governo diminui burocracia para tirar passaporte

Governo diminui burocracia para tirar passaporte

passaporte

O governo federal informou nesta quarta-feira, 29, que, até o fim de 2018, todos os cidadãos precisarão apresentar menos documentos no momento da emissão de passaportes. Segundo a subchefe de articulação e monitoramento da Casa Civil, Natália Marcassa, a iniciativa será possível graças ao aprimoramento no banco de dados e começará no fim de dezembro deste ano.

Segundo Natália, a ideia é que os cidadãos não precisem apresentar a quitação de serviço militar ou quitação eleitoral nem levar o comprovante de recolhimento de taxas. “Nós temos esses dados, eles já vão estar na base de dados”, afirmou Natália. A medida, que integra o programa Brasil Eficiente, vale para novos passaportes e para quem já tem o documento.

Com a mudança, os documentos necessários para solicitar o passaporte serão só identidade e CPF. Além disso, os cidadãos terão no momento da emissão que tirar a foto e as digitais. A subchefe de articulação e monitoramento esclarece que a adesão dos postos será gradual.

Uma das metas do Brasil Eficiente é concluir a integração dos bancos de dados da administração pública até o fim do ano. Desse modo, a emissão de passaportes ganhará em velocidade com a digitalização do processo, que hoje está em 80%.

Fonte : O Estado de S.Paulo

Postagens recentes:

Siga-nos:

Assine a nossa newsletter

Clique no botão editar para alterar este texto.