eSocial para empresas entra em operação no dia 8

eSocial para empresas entra em operação no dia 8

esocial

Em 8 de janeiro de 2018, o eSocial para empresas entrará em operação. Em fase de testes desde o agosto, a plataforma concentrará 15 tipos de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias — hoje informadas separadamente — para o governo federal.

O processo será em cinco etapas. O primeiro grupo obrigado a aderir à plataforma será o de empresas com faturamento anual acima de R$ 78 milhões. Em julho, será a vez das demais, incluindo as pequenas e os microempreendedores individuais com um funcionário. Em janeiro de 2019, virão os órgãos públicos. Esses grupos reúnem 46 milhões de trabalhadores.

Especialistas destacam que a maior parte das grandes empresas está pronta para o novo sistema, e que a adaptação à ferramenta exige investimento em tecnologia, treinamento e organização dos dados da folha de pagamento. Mas poucas entre as pequenas e médias estão avançando como deveriam para entrar no eSocial em julho.

— A Receita apresentou os últimos detalhes para a entrada definitiva do eSocial das empresas. Com pontos sobre normas e processos esclarecidos, estamos menos apreensivos. A opção pelo processo de transmissão de dados em fases permitirá contemplar tudo aos poucos. A preocupação está no grupo das pequenas e médias, com muito poucas se preparando — disse Antonino Neves, diretor de Assuntos Legislativos da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon).

Dados sobre número de empregados, demissões e contratações, acidentes de trabalho, guia de recolhimento de FGTS e da Previdência Social e outros estão entre as 15 informações agregadas na plataforma.

Fonte : Jornal Extra

Postagens recentes:

Siga-nos:

Assine a nossa newsletter

Clique no botão editar para alterar este texto.