A conta venceu e o boleto não chegou ? Veja o que fazer

A conta venceu e o boleto não chegou ? Veja o que fazer

boletobancario

O que o consumidor pode fazer quando a conta vence e o boleto de cobrança ainda não chegou ?

Se o problema for eventual, é recomendável que o consumidor tente a  emissão de segunda via do boleto pela internet ou outras formas de pagamento, como depósito bancário, para evitar ficar em débito.

Agora, se a falha for recorrente, é importante que o consumidor identifique a fonte do problema : se é com os Correios, com a distribuição de correspondências no lugar onde mora ou com o fornecedor.

Quando o boleto finalmente aparecer, cheque a data de sua emissão; se notar que a conta foi enviada poucos dias antes do vencimento, é sinal de que a culpa foi mesmo do fornecedor.

Nesse caso, o consumidor não deve pagar juros e multa pelo atraso, pois, como o problema é com a empresa, a aplicação das penalidades significaria exigir vantagem manifestamente excessiva, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC – art. 39, V).

Para não ficar com o prejuízo, é recomendável que o consumidor comunique o problema formalmente à empresa, enviando uma carta com aviso de recebimento (AR) e peça uma outra via da fatura ou pague com o boleto atrasado e depois peça ressarcimento dos juros e multa cobrados.

Se o banco não concordar em não cobrar os juros e a multa, ou ainda enviar o nome do consumidor ao sistema de proteção ao crédito (SPC), o consumidor pode lutar por seus direitos na Justiça.

Fonte :  Idec

Postagens recentes:

Siga-nos:

Assine a nossa newsletter

Clique no botão editar para alterar este texto.