72 mil aposentados do INSS no Rio de Janeiro passarão por pente fino

72 mil aposentados do INSS no Rio de Janeiro passarão por pente fino

insspentefino

O pente-fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que fará revisões em mais de um milhão de aposentadorias por invalidez em todo país, vai convocar 72.016 segurados do Estado do Rio a partir de 15 de agosto.

O primeiro lote de convocações deverá atingir mais de três mil beneficiários.

Ao todo, segundo o secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Alberto Beltrame, 50 mil aposentados do país devem ser chamados para o exame nesta primeira etapa.

A revisão nas aposentadorias por invalidez será realizada em quem tem menos de 60 anos e está há dois anos ou mais sem passar por perícia.

Ficarão de fora da medida os maiores de 60 anos e quem tem 55 anos e já recebe o benefício há pelo menos 15 anos.

Os segurados receberão uma carta do INSS. Depois de notificadas, terão cinco dias úteis para ligar para o 135 (central de atendimento da Previdência Social) e agendar a perícia. Caso a marcação não seja feita, o benefício será automaticamente bloqueado.

O pente-fino nos benefícios pagos pelo INSS como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez, previsto em medida provisória, começou em 2016, mas foi suspenso porque o Congresso não aprovou a MP a tempo.

O governo, então, editou uma nova MP, e a revisão foi retomada no início deste ano, com uma forçatarefa dos médicos peritos, que foram liberados a fazer hora extra para realizar o pente-fino.

Segundo dados do MDS, depois de revisar mais de 200 mil auxílios-doença em todo o país, desde o ano passado, o INSS cancelou 180 mil benefícios.

Com isso, informa a pasta, será possível economizar R$ 2,6 bilhões por ano em pagamento de benefícios.

Fonte : Jornal Extra

 

Postagens recentes:

Siga-nos:

Assine a nossa newsletter

Clique no botão editar para alterar este texto.