15° Ofício de Notas adere aos Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres

Os princípios visam à equidade de gênero no ambiente de trabalho e maior participação feminina em cargos de liderança

Assessoria de Imprensa

O 15° Ofício de Notas aderiu aos Princípios para o Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global das Nações Unidas. O cartório, maior de notas do Rio de Janeiro, se comprometeu a desenvolver estratégias e planos de ações voltados para a promoção da equidade de gênero no ambiente de trabalho e na comunidade local.

O cartório liderado pela tabeliã Fernanda Leitão e sua substituta legal e CEO Michelle Novaes é o primeiro do segmento no Brasil que adere a esses princípios e passa a fazer parte de uma rede global de empresas – Natura, Nissan e Pepsico, são algumas das signatárias –, que compartilham estratégias e experiências para equidade de gênero no ambiente corporativo. 

“Queremos promover um ambiente inclusivo, na esperança de que outros cartórios no Brasil sigam o nosso exemplo”, comenta a tabeliã Fernanda Leitão. 

Criados em 2010, os WEPs são a plataforma orientadora para empresas sobre como empoderar as mulheres no ambiente de trabalho, no mercado e nas comunidades, e são baseados em práticas reais de negócios e informações coletadas em todo o mundo.

Diversidade e Inclusão

Como parte dessa iniciativa, o 15° Ofício Notas colocou em prática uma estratégia de inclusão feminina em seu quadro de funcionários. Hoje as mulheres representam 43% de um time com 259 colaboradores e figuram em 80% dos cargos de liderança com equidade de remuneração. Dos seus 15 cargos de coordenação, 11 são ocupados por mulheres. Além disso, o cartório promove capacitação profissional e engajamento das profissionais em diferentes níveis hierárquicos e áreas de atuação.

O 15° Ofício de Notas também é um dos apoiadores da Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil, projeto que já formou cerca de 30 mil pessoas, sendo 70% mulheres em profissões como costureiras e aderecistas. E tem se destacado na condução de projetos que promovem a inclusão social no Rio de Janeiro, ao lado de instituições como RioSolidário e Pro Criança Cardíaca.  

A dedicação e o trabalho do 15º têm sido reconhecidos com uma série de prêmios. Apenas em 2021, o cartório recebeu o selo Great Place to Work, que destaca as organizações que oferecem as melhores práticas corporativas, e as tabeliães Fernanda e Michelle foram homenageadas com prêmios Líderes do Rio do Grupo de Líderes Empresariais – Lide. 

“A inclusão faz parte da nossa cultura. Tenho certeza de que o crescimento só é possível mediante a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens”, destacou a substituta legal e CEO Michelle Novaes.

Sobre o 15º Ofício de Notas: Fundado em 1918 no Centro do Rio de Janeiro, o 15º Ofício de Notas tem uma longa tradição na prestação de bons serviços aos cariocas. Desde 1998, Fernanda de Freitas Leitão exerce a função de tabeliã, quando iniciou um processo contínuo de modernização na estrutura do cartório e inovação no atendimento. Desde 2007, Michelle Novaes é substituta legal e CEO do 15º Ofício de Notas.

Sobre a ONU Mulheres: A ONU Mulheres foi criada, em 2010, para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres. Segue o legado de duas décadas do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), especialmente pelo apoio a articulações e movimento de mulheres e feministas, entre elas mulheres negras, indígenas, jovens, trabalhadoras domésticas e trabalhadoras rurais. 

Postagens recentes:

Siga-nos:

Assine a nossa newsletter

Clique no botão editar para alterar este texto.